-
Arquitetos: Haryu Wood Studio, Selma Masic
- Área: 63 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Selma Masic
-
Fabricantes: Odelic, Sanwa, Tate Log
Descrição enviada pela equipe de projeto. Selma Masic, em colaboração com Sei Haganuma, do Wood Studio, projetou uma casa para a sua família de quatro pessoas, localizada em um terreno situado em um bairro adensado de Tóquio, no Japão. Com um total de 63 metros quadrados divididos em três pavimentos a casa apresenta um programa fluidamente definido e organizado pela área. A diferença de nível entre os espaços de estar foram definidos para organizar as funções por meio de fronteiras discretas, proporcionando aos residentes cenários para uma série de atividades, dependendo de suas necessidades e da hora do dia.
Sua localização de esquina permite uma relação única entre o que acontece interna, e externamente da casa. Os espaços de estar foram desenhados para estarem expostos à iluminação natural que vêm das aberturas cuidadosamente colocadas. A fachada de frente para a rua foi desenhada para ser permeável de forma equilibrada, nem muito aberta, nem muito fechada. Para isso, cortinas foram instaladas como divisórias, para dar aos residentes flexibilidade ao determinar quanto expostos eles querem estar.
Com elementos fixos como a cozinha, localizada no pavimento térreo, e os banheiros no terceiro pavimento, é possível perceber uma gradação vertical nas funções espaciais: muda de acordo com a de coletividade, a medida que sobem os níveis. O objetivo era transcender a forma convencional de viver, ao projetar um espaço que é sob medida para os residentes e abarca cada uma de suas necessidades. Esse tipo de conceito ajuda a integrar as áreas de estar para dentro do contexto urbano, ao invés de que desconecta-los como entidades diferentes.
As paredes estruturais e as lajes são compostas por painéis pré-fabricados de madeira cedro, os quais são feitos de tábuas quadradas de 15x15 cm, conectadas horizontalmente por parafusos de metal sem cola. Esta característica torna-os totalmente recicláveis, ao mesmo tempo que permite a desmontagem e reutilização da casa noutro local.
Esse material satisfaz as altas regulamentações urbanas no Japão, e portanto, é possível revelar a estrutura e deixá-la sem revestimento e descoberta. Além disso, o isolamento térmico e os painéis de madeira melhoram o desempenho térmico quando usadas como fachada. Esta é a primeira casa de três pavimentos feita com esse sistema estrutural e método de construção no Japão. Comparado aos métodos convencionais de construção de casas de madeira no Japão, este método usa duas vezes mais madeira serrada. Espera-se que esta seja uma forma eficaz de armazenar dióxido de carbono e revigorar a indústria florestal japonesa.